Onde Podemos Encontrar Diferenças Culturais?
Por MartaCastro em
Onde Podemos Encontrar Diferenças Culturais?
De acordo com Edward T.Hall, a cultura é como um iceberg, sendo que a maior parte desta está escondida debaixo da superfície e não é facilmente visível. Na verdade, este cientista diz que 90% da cultura é invisível.
Quando lemos blogs de expatriados sobre viajar num determinado país, a sua gastronomia, a maneira de vestir, como conseguir emprego ou casa, seguros de saúde e outras dicas importantes sobre viver fora, a sua maioria, mostra apenas a parte superficial do iceberg cultural.
No mesmo sentido, Albert Mehrabian refere que a comunicação é 55% não verbal, 38% vocal e apenas 7% são palavras. Certamente que isto nos faz refletir como aprender a língua, apesar de muito importante,não é suficiente para entender o significado por de trás das palavras ou de algumas expressões ou até interpretar muitas situações. Especialmente no caso do Japão, o país com uma das línguas mais implícitas do mundo.
De acordo com o livro “The Culture Map” de Erin Meyer, a cultura “não é sobre mim, ou sobre ti, é a distância relativa entre nós dois”. O que esta autora quer dizer é que as diferenças culturais são como um mapa, precisamos entender a cultura de onde partimos e comparar com o país para onde vamos.
*Onde podemos encontrar diferenças culturais? Aqui estão alguns exemplos:
- Comunicação (baixo contexto vs alto contexto)
- Feedback (feedback negativo direto vs feedback negativo indireto)
- Persuasão (princípios primeiro vs aplicação primeiro)
- Liderança (igualitária vs hierárquica)
- Processo de decisão (Consensual vs Top Down)
- Construção de Confiança (Baseado nas Tarefas vs Baseado no Relacionamento)
- Discordar (Confronto vs Evitar confronto)
- Perspectiva de tempo (linear e flexível)
- Identidade (Individualismo vs Coletivismo)
- Hierarquia (grande distância de poder vs pequena distância de poder)
- Gênero (Feminilidade vs Masculinidade)
- Verdade ( Forte aversão à incerteza vs Fraca aversão à incerteza)
- Virtude (orientação a longo prazo vs orientação a curto prazo)
Se queres obter sucesso na tua emigração, eu aconselho vivamente a ir para além de aprender o idioma e ler blogs de expatriados.
Mudar de país é stressante e ao mesmo tempo emocionante. Para garantir que aproveitas ao máximo e te preparas para o choque cultural, recomendo fazer um Assessment Intercultural. Estes “testes” ajudam a fazer uma comparação cultural entre países e fornecem ferramentas e conhecimento para lidar com o choque cultural, facilitando a adaptação ao país e a comunicação com os teus futuros colegas, chefes e amigos locais.
Se estás curioso e gostavas de fazer uma avaliação, não hesites em entrar em contato comigo.
Exploring Culture” – G. J. Hofstede, P. B. Pedersen e G. Hofstede.
“O Mapa da Cultura” E. Meyer
0 comentários