Curiosidades sobre o Natal no Japão

Por MartaCastro em

Curiosidades sobre o Natal no Japão

Quando Dezembro se aproxima, as ruas e lojas japonesas são decoradas com luzes e enfeites de Natal. Apesar dos japoneses celebrarem o Natal de uma maneira diferente, vou explicar mais à frente algumas particularidades, conseguimos sentir um pouco do espirito natalício por todo o país.

A religião original do Japão é o xintoísmo, apenas uma pequena percentagem de japoneses é cristã, é portanto, natural que não haja um feriado nacional dedicado ao Natal e todas as lojas estão abertas como habitualmente. Contudo, se fores religioso e fizer parte das tuas tradições em família irem à igreja, podes ficar descansado que existem algumas igrejas com presépios e com cânticos de Natal em japonês onde te podes juntar. 

Um pouco à semelhança do Halloween, em que se usa esta época do ano mais como estratégia de marketing do que outra coisa qualquer, também durante a época do Natal se podem encontrar enfeites, decorações típicas e muitos produtos natalícios em todas as lojas (árvores de Natal, renas, trenós, bonecos de neve, bolos, doces, chocolates etc).

Aqui vão algumas curiosidades do Natal no Japão:

Curiosidade nº 1 – Dia dos Namorados

A primeira curiosidade é que esta época é mais uma altura de amigos e casais festejarem, e se divertirem e não uma época de estar com a família. Na verdade, a véspera de Natal (24 de dezembro) é o dia mais romântico do ano no Japão, é a versão japonesa do Dia dos Namorados. Os casais japoneses reservam restaurantes românticos e trocam presentes entre si.

Curiosidade nº 2 – Bolo de Natal

O típico bolo de Natal japonês ou “kurisumasu keki” pode ser encontrado em todas as pastelarias e supermercados. Com uma textura esponjosa, recheado e coberto de chantily e morangos, é realmente uma sobremesa deliciosa para os mais gulosos. Para além de ser popular, também é visto como um símbolo de prosperidade.

Curiosidade nº 3 – KFC como Ceia de Natal

Provavelmente a maior surpresa é que grande parte das famílias japonesas obtêm a sua refeição de Natal no Kentucky Fried Chicken. A procura é tão grande que com seis semanas de antecedência as famílias começam a fazer os seus pedidos. As filas de espera no dia de Natal são tão longas que as pessoas podem demorar horas para conseguirem sua refeição!

Esta tradição parece remontar pouco mais de 40 anos, quando Takeshi Okawara, manager do KFC na altura, teve a ideia de um “balde de festa” e lançou uma campanha de marketing de Natal que acabou por ser um grande sucesso e hoje é a refeição de Natal mais popular no Japão. Apesar de poder ser estranho, temos que admitir que famílias inteiras reunidas a partilhar uma refeição tem algo que relembra o nosso espirito Natalício.

Curiosidade nº 4 – Iluminações de inverno

É incrível como o país inteiro tem iluminações maravilhosas. Centros comerciais, restaurantes, ruas e parques têm as mais incríveis luzes que enchem qualquer pessoa de espanto e alegria. São, sem dúvida, um “must-seen” em todos os websites turísticos nesta altura.

Curiosidade nº 5 – Mercados de Natal

Quem visitar o Japão nesta época do ano, pode encontrar os típicos Mercados Alemães de Natal, desde salsichas e chucrute, árvores de Natal e decorações, até vinhos quentes. Estes típicos mercados de natal são uma ótima maneira de se passar a noite com amigos e família e tal como as iluminações, são os mais comuns locais para encontros e divertimento nesta época.

Assim, embora possa ser um pouco diferente do que estamos habituados ou à espera de encontrar, o Natal está presente no Japão e é maravilhoso podermos sentir um pouco do espírito Natalício mesmo tão longe.  

Categorias: PT

0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *