Halloween no Japão

Por MartaCastro em

Halloween no Japão

Halloween é comemorado no dia 31 de outubro, é um evento tradicional e cultural com origens presumivelmente celtas. Ocorre em países anglo-saxônicos, especialmente Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido. O nome vem de “All Hallows Even”, que significa “Noite de Todos os Santos”, chamado também de “All Hallows’ Day”.

Quem chega ao Japão na altura do Halloween, pode ficar surpreendido com a quantidade de decorações existentes. Nas casas vemos abóboras e fantasmas pendurados, nas lojas há toda uma panóplia de decorações expostas e a ser vendidas e ainda todo o tipo de comida e doces com ornamentações ligadas ao Halloween.

Esta primeira impressão leva-nos à ideia de que o Halloween poderá ser importante para os japoneses, contudo, tal como o Natal no Japão, é mais uma estratégia de marketing e aumentar as vendas do que qualquer outra coisa.

Por exemplo, no Japão, não existe a tradição das crianças se mascararem e irem bater à porta dos vizinho, “doçura ou travessura” ou como em Portugal “o Pão por Deus”. As escolas internacionais poderão comemorar com pequenas festas onde as crianças se mascaram mas, na maior parte do Japão, a data serve simplesmente como um meio de consumir produtos temáticos e muitas pessoas também aproveitam para fazer decorações.

O Japão, originário da cultura Cosplay (a arte de mascarar e representar determinada personagem) aproveitou o Halloween como impulsionador de Cosplay. Por exemplo, antes da pandemia, eram realizados, as chamadas Zombie Party Halloween, ou Paradas de Halloween, onde jovens mascarados se encontravam e divertiam nas ruas, especialmente em Tokyo (Roppongi, Shibuya e Harajuku)  .

Assim, apesar de encontrarmos algumas festas pontuais associadas ao Halloween, decorações e doces, chocolates, bolos, biscoitos associados ao tema Halloween, esta data é mais uma estratégia de impulsionar o comércio.

Na verdade, o festival mais próximo do verdadeiro tema do Halloween (dia de todos os santos) é o Festival do Obon Odori, um evento, semelhante ao Dia de Finados, na qual os japoneses levam oferendas aos túmulos e santuários e realizam também o Tooro Nagashi, um ritual onde se coloca lanternas de papel em rios em homenagem aos mortos.

Categorias: PT

0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *