O Expat & o Caracol
Por MartaCastro em
O Expat & o Caracol
Ao ler o título provavelmente estás a pensar: mas o que é que um pequeno caracol tem a ver com a experiência de um expatriado? Depois, possivelmente, tiveste a ideia do pequeno caracol ter a sua casa sempre às costas, sim, confirmo que estás no caminho certo para começar a entender a minha pequena metáfora, mas ainda não chegaste totalmente lá.
A nossa identidade é formada quando somos muito pequenos, é influenciada pelos nossos pais, a nossa educação, o ambiente que nos rodeia, a nossa cultura, situação política e económica, etc. A construção da nossa identidade depende, não apenas dos nossos genes, mas das nossas experiências, circunstâncias e de tudo o que vamos lidando ao longo da vida. Quando vivemos fora do país onde crescemos, estamos em contato com diferentes formas de viver, diferentes religiões, diferentes formas de trabalhar, regras, e até uma ética e moral diferentes. Esta experiência pode mudar a forma como nos sentimos e como vemos o mundo.
Mesmo as nossas crenças e o que consideramos verdadeiro, bom, etc. podem alterar profundamente. Reajustar as nossas convicções, aquilo em que acreditamos e o que consideramos verdade, pode deixar-nos um pouco confusos, como um peixe fora de água, sem entender quem realmente somos. A mudança no nosso ambiente tem impacto em nós e na nossa identidade. Na verdade, podemos sentir que estamos a perder partes de nós enquanto tentamos descobrir quem realmente somos e a que lugar pertencemos.
Conjugar o que vivemos e aprendemos no novo país, com a nossa própria cultura, valores e individualidade, é o ponto de partida para nos sentirmos em casa. Se formos capazes de integrar tudo o que fomos experienciando e vivendo no estrangeiro, com a nossa própria identidade e personalidade, estamos no caminho de construir a nossa casa sólida.
Assim, onde quer que vamos, estaremos em casa, porque a nossa casa é parte de nós, é quem nós somos, é a nossa essência, e estará sempre connosco, tal como o pequeno caracol.
“O Caracol não tem a casa às costas, a sua casa faz parte dele, parte da sua essência. Assim, ondequer ele esteja, está em casa “
Marta Castro
0 comentários